CATEGORIA IFBB WOMEN’S PHYSIQUE

Categoria feminina Physique, que é destinada a mulheres que preferem desenvolver um corpo menos musculoso, ainda atlético e esteticamente agradável, ao contrário de hoje das culturistas atuais.

CATEGORIAS

Em Women’s Physique, existem duas categorias, como segue:

  • Até e incluindo 163 cm
  • Mais de 163 centímetros

Mais categorias podem ser adicionados a qualquer momento se assim for decidido pela IFBB.

TRAJE:

O traje para todas as rodadas é um biquíni de duas peças, que devem estar de acordo com os seguintes critérios:

  1. Plain opaco em grande estilo.
  2. Cor a critério do atleta.
  3. Tecido de pano de material (não de plástico, borracha, ou material semelhante).
  4. Não ornamentação, babados, rendas extremidades e / ou bordas.
  5. Pelo menos, 2 cm de altura nos lados e cobrindo no mínimo a metade do gluteus maximus e toda a área frontal.
  6. Sem calçado.
  7. Sem jóias ou outros acessórios, exceto por um anel de casamento.

 RODADA ELIMINATÓRIA

Uma Rodada Eliminatória é realizada quando houver mais de 15 competidores em uma categoria e é realizado como se segue, sob a direção do árbitro central:

  1. Todo o line-up é levado ao palco, em ordem numérica e em uma única linha.
  2. O alinhamento é dividido em dois grupos de tamanhos iguais e está posicionado no palco de modo que um grupo é para a esquerda do palco, o outro grupo é para a direita do palco. A porção central da etapa é deixada em aberto para fins de comparação.
  3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais de cinco concorrentes em um tempo, cada grupo é dirigido para a área central do palco para realizar o quarto de voltas.

 POSES COMPULSÓRIAS:

  • a. Bíceps de frente (mãos abertas)
  • b. Peito melhor lado
  • c. Bíceps de costas (mãos abertas)
  • d. Tríceps melhor lado

4. Na conclusão do Poses Compulsórias, todo o line-up é reformado em uma única linha, em ordem numérica, antes de sair do palco.

RODADAS:

Woman’s Physique consiste das seguintes três rodadas:

1. Prévia: Round 1 – quartos de volta e Poses Compulsórias.
2. Final: Round 2 – Poses Compulsórias e posedown
3. Finais: Round 3 – 30 segundos Posing Routine

 APRESENTAÇÃO DA RODADA 1 (QUARTOS DE VOLTA E POSES COMPULSÓRIAS):

Sob a direção do árbitro central, Round 1 é realizada como se segue:

1. Todo o line-up é chamado ao palco, em fila única e em ordem numérica.
2. O alinhamento é dividido em dois grupos de tamanhos iguais e está posicionado no palco de modo que um grupo é para a esquerda do palco, o outro grupo é para a direita do palco. A porção central da etapa é deixada em aberto para fins de comparação.
3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais de cinco concorrentes em um tempo, cada grupo é dirigido para a área central do palco para realizar o quarto de volta.

POSES COMPULSÓRIAS:

a. Vire à direita
b. Vire de costas
c. Vire à direita
d. Vire de frente

AS QUATRO POSES COMPULSÓRIAS SÃO:

a. Bíceps de frente (mãos abertas)
b. Peito melhor lado
c. Bíceps de costas (mãos abertas)
d. Tríceps melhor lado

4. Este agrupamento inicial dos concorrentes e o desempenho do quarto de voltas se destinam, a ajudar os árbitros a determinar quais os concorrentes tomarão parte nas comparações das Poses Compulsórias.
5. Todas as comparações individuais podem ser realizadas como elemento central e na ordem, da esquerda para a direita, conforme indicado pelo árbitro central.
6. Todos os juízes têm a oportunidade de apresentar pelo menos um pedido de comparações, que serão entregues ao árbitro central. Qualquer pedido adicional fica a critério do árbitro central.
7. Todos os competidores passam por pelo menos uma comparação.
8. Após a conclusão da última comparação, todo o line-up é reformado em uma única linha, em ordem numérica, antes de sair do palco.

PONTUAÇÃO DA RODADA 1 (QUARTOS DE VOLTA E POSES COMPULSÓRIAS):

A pontuação da Rodada 1 é levada a cabo como se segue:

1. Cada árbitro concede a cada concorrente uma colocação individual, garantindo que nenhum, dois ou mais competidores recebam a mesma colocação.

2. Com nove árbitros, duas altas e duas pontuações baixas são descartadas. A remanescente pontuação será somada para produzir uma “Pontuação Parcial da Rodada 1” e um “1 Colocação Round”.

3. Os empates na “Pontuação Parcial da Rodada 1” são quebrados usando as melhores colocações da candidata.

4. avanção seis concorrentes as para as finais (Round 2 e Rodada 3).

 

AVALIANDO A RODADA 1 (QUARTOS DE VOLTA E POSES COMPULSÓRIAS):

Rodada 1 é avaliada utilizando os seguintes critérios:

1. O juiz deve primeiro avaliar a aparência feminina atlética geral, o físico. Esta avaliação deve começar na cabeça e estender para baixo, tomando todo o físico em conta. A avaliação, começando com a impressão geral do físico, deve levar em consideração o cabelo e as características faciais, o físico atlético em geral e o desenvolvimento da musculatura, a apresentação de uma forma equilibrada, simetricamente desenvolvida, a condição da pele e o tom são considerados, e a capacidade do atleta se apresentar no palco com confiança.

2. Durante as comparações das Poses Compulsórias, o juiz deve primeiro olhar no grupo muscular que está sendo exibido. O juiz deve, então, olhar todo o físico, começando pela cabeça, e olhando para todas as partes do físico em uma seqüência descendente, começando com as impressões gerais,e à procura de um desenvolvimento simétrico equilibrado de todos os músculos do corpo e definição. A pesquisa deve tomar para baixo na cabeça, pescoço, ombros, peito, todos os músculos do braço, à frente do tronco para peitorais, abdômen, cintura, coxas, pernas, panturrilhas e pés. O mesmo procedimento para trás, poses de costas, também terá no trapézio superior e inferior, redondo e infra, eretores da espinha, o glúteo, os bíceps femurais na parte de trás das coxas, panturrilhas e nos pés. A avaliação detalhada dos vários grupos musculares deve ser feita durante as comparações, momento em que o juiz tem de comparar  a forma muscular, densidade,e definição e ainda tendo em conta geral do concorrente o desenvolvimento equilibrado e feminilidade.

3. O corpo deve ser avaliado quanto ao grau de tônus muscular geral, conseguido através de esforços atléticos. Os grupos musculares devem ter uma aparência redonda e firme, com uma pequena quantidade de gordura corporal.

4. A avaliação também deve levar em consideração a rigidez e o tom da pele. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável.

5. A avaliação do juiz do físico do atleta deve incluir o apresentação inteira do atleta, a partir do momento em que ela entra no palco até o momento em que ela sai do palco. Em todos os tempos o concorrente deve ser visto com ênfase em uma “aparência saudável, apto, físico atlético de aparência muscular, em harmonia apresentados no conjunto “.

A pontuação para Round 1 são utilizados apenas para colocar os concorrentes de 1o-15o e determinar os 6 melhores finalistas que, então, avançarão para as finais na 2 ª rodada e Round 3. Os 6 melhores finalistas começam as finais com zero pontos.

Round 2: Finais: Obrigatório e posedown

VESTIMENTA PARA A RODADA 2 (POSES COMPULSÓRIAS E POSEDOWN):

A vestimenta para a Rodada 2 é um biquíni, que deve estar de acordo com o seguinte critérios:

1. Cor, material, textura, a critério do concorrente.
2. Não ornamentação, babados, rendas extremidades e / ou bordas.
3. Pelo menos, 2 cm de altura nos lados e coberto no mínimo a metade do gluteus maximus e toda a área frontal.
4. Sem calçado.
5. Sem jóias ou outros acessórios, exceto por um anel de casamento.
6. Sem adereços.

APRESENTAÇÃO DA RODADA 2 (POSES COMPULSÓRIAS E POSEDOWN):

Round 2 é levada a cabo como se segue, sob a direção do árbitro central:

1. Os 6 melhores finalistas são levados ao palco, em fila única e em ordem numérica, e são dirigidas para executar a quatro Poses Compulsórias obrigatórias, como um grupo e, ao mesmo tempo, em média, as áreas estágio esquerdo e direito.

2. Os 6 melhores finalistas em seguida, executarão um posedown de 60 segundos com a música do próprio organizador.

3. Após a posedown, o top 6 finalistas são reformados em uma única linha,em ordem numérica, antes de sair do palco.

 

Pontuação da Rodada 2 (Poses Compulsórias e posedown):

A pontuação da Rodada 2 é realizada como se segue:

1. Somente as Poses Compulsórias são pontuadas; do posedown não se marca nada.

2. Cada juiz concede a cada concorrente uma colocação individual, garantindo que nenhum dois ou mais competidores recebam a mesma colocação.

3. Com nove (9) os juízes, duas altas e duas baixas pontuações são descartadas. O pontuações restantes são somados para produzir um “Round 2 subescore”. Com sete (7) ou cinco (5) juízes, uma alta e uma baixa pontuação serão descartados.

7. Round 2 deve ter um peso de dois terços do resultado final, ou seja, 67%. Para conseguir isso, os Round 2 pontuação será dobrada pelo estatístico.

* Nota: não há necessidade de resolver imediatamente laços na “Pontuação Parcial da Rodada 2” como isto deve ser adicionado ao “Parcial da Rodada 3” para produzir uma “Pontuação Final”. Avaliando Rodada 2 (Poses Compulsórias e posedown):

Round 2 é avaliado segundo os mesmos critérios, conforme detalhado no “Avaliando Round 1”.

Round 3: Finais: Rotina de poses

Vestimenta para a Rodada 3 (Levantamento Rotinas):

A vestimenta para a Rodada 3 é o mesmo que Round 2.