ARTIGO 42 – GERAL

42.1 O Culturismo Clássico Masculino foi oficialmente reconhecido como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e Congresso da IFBB em 27 de Novembro de 2005 (Shangai, China). O Culturismo Clássico tem a finalidade de atender a crescente demanda mundial para competições para homens que preferem, ao contrário dos culturistas atuais, desenvolver menos massa muscular, com um físico atlético e esteticamente agradável.

 

ARTIGO 43 – CATEGORIAS

43.1 Atualmente há cinco categorias no culturismo clássico masculino sênior, como segue:

1. Até e incluindo 168 cm

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 0

2. Até e incluindo 171 cm

Peso Máx (kg) = (Altura – 100) + 2

3. Até 175 cm

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 4

4. Até 180 cm

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 6

5. Acima 180 cm

Peso (kg) = (Altura – 100) + 8

Nota 1: Para competidores com a estatura acima de 190 cm, a seguinte fórmula será utilizada:

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 9

Nota 2: Para competidores com a estatura acima de 198 cm, a seguinte fórmula será utilizada:

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 10

Nota 3: Todo os competidores mencionados acima participaram da categoria “acima de 180 cm”

43.2 No culturismo clássico júnior há uma categoria aberta, com as seguintes limitações de peso:

Até e incluindo 168 cm

Peso Máx (kg) = (Altura – 100) + 0

Até e incluindo 171 cm

Peso Máx (kg) = (Altura – 100) + 1

Até e incluindo 175 cm

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 2

Até e incluindo 180 cm

Peso Máx (kg) = (Altura – 100) + 3

Até e incluindo 190 cm

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 4

Até e incluindo 198 cm

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 4,5

Acima de 198 cm

Peso Máx. (kg) = (Altura – 100) + 5

 

ARTIGO 44 – RODADAS

44.1 Excluindo a Rodada Eliminatória, o Culturismo Clássico Masculino consiste das seguintes 3 categorias:

1. Prévia: Rodada 1 – Quartos-de-volta e Poses Compulsórias.

2. Finais: Rodada 2 – Poses Compulsórias e Posedown.

3. Finais: Rodada 3 – Rotina de Poses.

 

ARTIGO 45 – PRÉVIA: RODADA ELIMINATÓRIA

45.1 Uma Rodada Eliminatória será realizada quando houver mais de 15 competidores em uma categoria e será realizada como segue, sob a direção do Chefe de Árbitros ou Diretor de Palco:

1. Todos os competidores são levados ao palco, em fila única e em ordem numérica.

2. A fila será divida em dois grupos de mesmo tamanho e posicionado no palco de modo que um grupo permaneça a esquerda do palco; e o outro grupo à direita do palco. A parte central do palco permanecerá livre para propósitos de comparações.

3. Em ordem numérica, e em grupos com no máximo cinco competidores por vez, cada grupo será direcionado ao centro do palco para realizar as seguintes poses compulsórias:

a. Duplo Bíceps Frontal;

b. Peito de Lado;

c. Duplo Bíceps de Costas;

d. Abdominais e Coxa;

4. Ao final das Poses Compulsórias, a fila única é reformulada, em ordem numérica, antes de realizar a saída de palco.

 

ARTIGO 46 – PRÉVIA: PONTUAÇÃO DA RODADA ELIMINATÓRIA

46.1 A pontuação da Rodada Eliminatória será realizada da seguinte maneira:

1. Se houver mais do que 21 competidores, os árbitros deverão selecionar 15 melhores competidores colocando um “X” ao lado de seus números.

2. Se houver entre 16 e 21 competidores, os árbitros deverão eliminar de 1 a 6 competidores colocando um “X” ao lado de seus números.

3. Apenas 15 competidores avançaram para a Rodada 1.

4. Os árbitros utilizarão o Formulário #1; os Estatísticos utilizarão o Formulário #2.

 

ARTIGO 47 – PRÉVIA: VESTIMENTA PARA A RODADA 1 (QUARTOS-DE-VOLTA E POSES COMPULSÓRIAS)

47.1 A vestimenta para a Rodada 1 é a sunga, e deve seguir os seguintes critérios:

1. Estilo liso opaco.

2. Cor preta sólida.

3. Fabricada em tecido (não plastificada, emborrachada, ou materiais similares)

4. Textura Fosca (materiais sem brilho)

5. Sem ornamentações, acessórios, rendas e ou bordados.

6. Com pelo menos 1 cm de altura nas laterais e cobrindo no mínimo metade dos glúteos máximos e toda a área frontal.

7. Sem calçados.

8. Sem jóias ou outros acessórios, exceto alianças de casamento.

 

ARTIGO 48 – PRÉVIA: APRESENTAÇÃO DA RODADA 1 (QUARTOS-DE-VOLTA E POSES COMPULSÓRIAS)

48.1 A Rodada 1 é realizada quando houver mais de 6 competidores em uma categoria e será realizada da seguinte maneira, sob sob a direção do Chefe de Árbitros ou Diretor de Palco:

1. Todos os competidores são chamados ao palco, em fila única e em ordem numérica.

2. A fila será divida em dois grupos de mesmo tamanho e posicionado o palco de modo que um grupo permaneça a esquerda do palco; e o outro grupo à direita do palco. A parte central do palco permanecerá livre para propósitos de comparações.

3. Em ordem numérica, e em grupos com no máximo seis competidores por vez, cada grupo será direcionado ao centro do palco para realizar os seguintes Quartos-de-volta e Poses Compulsórias:

a. Quarto-de-Volta para Direita.

b. Quarto-de-Volta de Costas

c. Quarto-de-Volta para Direita.

d. Quarto-de-Volta de Frente.

e. Duplo Bíceps de Costas.

f. Peito de Lado.

g. Duplo Bíceps de Costas.

h. Abdominais e Coxa.

4. Este grupo inicial de competidores, e a realização dos Quartos-de-volta e as quatro Poses Compulsórias, tem a finalidade de ajudar os árbitros a determinar quais competidores participarão das comparações das Poses Compulsórias.

5. Neste momento os árbitros podem solicitar comparações individuais nas Poses Compulsórias para o Chefe de Árbitros da IFBB e o Diretor de Palco. No mínimo três atletas devem ser comparados ao mesmo tempo. O Chefe de Árbitros da IFBB ou o Diretor de Palco tem o direito de descartar ou emendar uma solicitação individual para comparações se desejado.

6. Todas as comparações individuais serão realizadas no centro do palco e em ordem, da esquerda para a direita, como exigido pelo árbitro.

7. O número total de comparações será decidido pelo Chefe de Árbitros da IFBB ou pelo Diretor de Palco.

8- Todos os competidores passarão por pelo menos uma comparação.

9. Ao final da última comparação, a fila única é reconstituída, em ordem numérica, antes de realizar a saída de palco.

10. As sete Poses Compulsórias são as seguinte:

a. Duplo Bíceps Frontal.

b. Expansão de Dorsais Frontal.

c. Peito de Lado.

d. Duplo Bíceps de Costas.

e. Expansão de Dorsais de Costas.

f. Tríceps de Lado.

g. Abdominais e Coxa.

 

ARTIGO 49 – PRÉVIA: PONTUAÇÃO DA RODADA 1 (QUARTOS-DE-VOLTA E POSES COMPULSÓRIAS)

49.1 A pontuação da Rodada 1 é realizada da seguinte maneira:

1. Cada árbitro concede uma colocação individual para cada competidor, assegurando-se de que dois ou mais competidores não recebam a mesma colocação.

2. Com nove árbitros, as duas colocações mais altas e as duas colocações mais baixas serão descartadas. As colocações remanescentes serão somadas para gerar uma “Pontuação Parcial da Rodada 1” e uma “Classificação da Rodada 1”

3.Empates na “Pontuação Parcial da Rodada 1” serão desfeitos utilizando-se o Método de Classificação Relativa.

4. Os árbitros utilizarão o Formulário #3; e os estatísticos o Formulário #5

5. Os seis competidores melhores classificados avançarão as Finais (Rodada 2 e Rodada 3)

 

ARTIGO 50 – PRÉVIA: AVALIANDO A RODADA 1 (QUARTOS-DE-VOLTA E POSES COMPULSÓRIAS)

50.1 A Rodada 1 é avaliada utilizando-se dos seguintes critérios:

1. O árbitro deverá avaliar primeiramente a aparência atlética masculina geral do físico. Esta avaliação deverá começar pela cabeça e estender-se para baixo, levando-se em consideração todo o físico. A avaliação, começa com a impressão geral do físico, e deve levar em consideração o cabelo e as características faciais; o desenvolvimento atlético geral da musculatura; a apresentação de um físico equilibrado e simetricamente desenvolvido; a condição e o tônus da pele; e a habilidade atlética de apresentar-se no palco com confiança.

2. Durante as comparações das Poses Compulsórias, o árbitro deve olhar primeiro para o grupo muscular primário que esta sendo apresentado. O árbitro deverá então inspecionar o físico todo, começando pela cabeça, e observar cada parte do físico numa seqüência descendente, começando com as impressões gerais, e procurar por volume muscular, desenvolvimento

equilibrado, densidade muscular e definição. A observação descendente deve ocorrer na cabeça, pescoço, ombros, peito, todos os músculos dos braços, parte frontal do tronco para peitorais, união entre peitorais e deltóides, abdominais, cintura, coxas, pernas, panturrilhas e pés. O mesmo procedimento é realizado para as costas observando-se o trapézio superior e inferior, os redondos e infraespinhais, eretores da espinha, o grupo dos glúteos, a parte posterior das coxas, panturrilhas e pés. Uma avaliação detalhada de vários grupos musculares deve ser feito durante as comparações, na qual ao mesmo tempo o árbitro deve avaliar forma, densidade, e definição enquanto ainda mantém em mente o desenvolvimento geral equilibrado dos competidores. As comparações das poses compulsórias não podem ser super valorizadas já que estas comparações ajudarão o árbitro a decidir qual competidor tem o melhor físico do ponto de vista de desenvolvimento atlético equilibrado, densidade muscular e definição.

3. O físico deve ser avaliado como um tônus muscular geral, realizados através de esforços atléticos. Os grupos musculares deverão possuir uma aparência redonda e firme com uma pequena quantidade de gordura corporal.

4. A avaliação também deve levar em consideração a rigidez e o tom da pele. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável.

5. A avaliação do físico dos atletas pelos árbitros deve incluir uma completa apresentação do atleta, do momento que ele entra até o momento em que ele sai do palco. A todo o momento o competidor deve ser visto com ênfase em uma “condição física muscular, saudável, em um pacote completo apresentado de forma atrativa”.

 

ARTIGO 51 – FINAIS: VESTIMENTA PARA A RODADA 2 (POSES COMPULSÓRIAS E POSEDOWN)

51.1 A vestimenta para a Rodada 2 é a mesma da Rodada 1.

 

ARTIGO 52 – FINAIS: APRESENTAÇÃO DA RODADA 2 (POSES COMPULSÓRIAS E POSEDOWN)

52.1 Apresentação da Rodada 2:

Os procedimentos para a Rodada 2 serão as seguintes:

1.Apenas os seis melhores competidores da Rodada 1 avançam para a Rodada 2

2. Os seis finalistas são levados ao palco, em uma fila única e em ordem numérica. Cada competidor é chamado pelo número, nome e país.

3. Os seis competidores realizarão as sete Poses Compulsórias, como um grupo e ao mesmo tempo, no centro do palco. Após a 7ª pose, o Chefe de Árbitros reverterá a ordem dos competidores e repetirá as sete Poses Compulsórias novamente. Esta rodada será pontuada.

4. Assim que as Poses Compulsórias são encerradas, o Chefe de Árbitros da IFBB chamará para um Posedown de 60 segundos com uma música escolhida pelo Organizador. Esta parte da rodada não será pontuada.

5. Após o Posedown, os seis competidores reconstituem a fila única, em ordem numérica antes de realizar a saída do palco.

 

ARTIGO 53 – FINAIS: PONTUAÇÃO DA RODADA 2

53.1 Os pontos da Rodada 1 são utilizados apenas para classificar os competidores da 1ª a 15ª colocação e determinar os seis melhores competidores que avançarão para a Rodada 2 e Rodada 3. Os seis melhores competidores iniciam as finais com pontuação zerada.

A pontuação da Rodada 2 é realizada da seguinte maneira:

2. Apenas as Poses Compulsórias são pontuadas; o Posedown não é pontuado.

3. Cada árbitro concede a cada competidor uma classificação individual, assegurando-se de que dois ou mais competidores não recebam a mesma classificação.

4. Com nove árbitros, as duas classificações mais altas e as duas mais baixas serão descartadas. As cinco pontuações remanescentes serão somadas e então multiplicada por 2 para produzir uma “Pontuação Parcial da Rodada 2”.

5. Os árbitros utilizam o Formulário #6; e os Estatísticos utilizam o Formulário #5.

 

ARTIGO 54 – FINAIS: AVALIAÇÃO DA RODADA 2

54.1 Avaliação da Rodada 2:

Os mesmos critérios utilizados na Rodada 1 serão utilizados nesta rodada. No entanto, os árbitros devem estar mais atentos porque um competidor pode apresentar uma condição diferente se comparado a Prévia. Portanto, os árbitros devem assegurar que esta rodada seja avaliada de uma “nova” perspectiva, assegurando que todos os competidores tenham recebido uma clara avaliação baseada na sua apresentação nesta rodada.

 

ARTIGO 55 – FINAIS: APRESENTAÇÃO DA RODADA 3 (ROTINA DE POSES)

A Rodada 3 será realizada imediatamente a Rodada 2 (Poses Compulsórias).

55.1 A Rodada 3 será realizada sob a direção do Chefe de Árbitros da IFBB ou Diretor de Palco, da seguinte maneira:

Cada competidor é chamado ao palco, individualmente e em ordem numérica, para realizar uma rotina de poses com a música de sua escolha. A duração máxima da rotina é de 60 segundos.

 

ARTIGO 56 – FINAIS: VESTIMENTA PARA A RODADA 3 (ROTINA DE POSES)

56.1 A vestimenta para a Rodada 3 é sunga, e deve seguir os seguintes critérios:

1. Cor, material, e textura a escolha do competidor.

2. Sem ornamentos, acessórios, rendas ou bordados.

3. Com pelo menos 1 cm de altura nas laterais e cobrindo no mínimo metade dos glúteos máximos e toda a área frontal.

4.Sem calçados.

5. Sem jóias ou outros acessórios, exceto aliança de casamento.

6. Sem acessórios extras.

 

ARTIGO 57 – FINAIS: PONTUAÇÃO DA RODADA 3 (ROTINA DE POSES)

57.1 A pontuação da Rodada 3 é realizada da seguinte maneira:

1. Cada árbitro concede a cada competidor uma classificação individual, assegurando-se de que dois ou mais competidores não recebam a mesma classificação.

2. Os árbitros podem utilizar o Formulário #4, intitulado “Notas Pessoais dos Árbitros”, para escrever as notas sobre os atletas.

3. Com nove árbitros, as duas classificações mais altas e as duas mais baixas serão descartadas. As pontuações remanescentes serão somadas para produzir uma “Pontuação Parcial da Rodada 3”.

4. Os árbitros utilizam o Formulário #6; e os Estatísticos utilizam o Formulário #5.

5. Os empates na “Pontuação Parcial da Rodada 3” não precisam ser imediatamente desfeitos, já que a “Pontuação Parcial da Rodada 3” será somada a “Pontuação Parcial da Rodada 2” para produzir uma “Pontuação Final”. Os pontos da Prévia (Rodada 1) não são levados em consideração para as finais. Eles iniciam as finais com a pontuação zerada.

6. Se um empate ocorrer na “Pontuação Final”, o empate será desfeito utilizando-se a primeira Pontuação Parcial da rodada 2. Se um empate ainda existir, o método de “Classificação Relativa” será utilizado na Pontuação Parcial da Rodada 2.

 

ARTIGO 58 – FINAIS: AVALIANDO A RODADA 3 (ROTINA DE POSES)

58.1 A Rodada 3 é avaliada utilizando-se os seguintes critérios:

1. Cada árbitro avalia a rotina de poses olhando em direção a exibição de muscularidade, definição, estilo, personalidade, coordenação atlética e performance geral. Os árbitros devem observar uma rotina polida, artística, e bem coreografada, que pode incluir qualquer número de poses; no entanto, as Poses Compulsórias devem estar incluídas. O competidor deve também incluir poses intermitentes de modo a exibir o desenvolvimento muscular do seu físico. Deitar no palco, poses “obscenas”, e puxar a vestimenta de modo a exibir o lado de dentro do quadríceps ou glúteos máximos esta proibido.

2. Os árbitros são recordados que, durante esta rodada, eles estão julgando 50% físico e 50% rotina.

 

ARTIGO 59 – FINAIS: A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

59.1 A Cerimônia de Premiação

Os procedimentos para a Cerimônia de Premiação serão as seguintes:

1.Os seis competidores finalistas serão chamados no palco para participar da cerimônia de premiação.

2. O Mestre de Cerimônias, utilizando o Formulário #7, intitulado “Os 6 Finalistas”, anunciará o número, o nome, e o país do competidor na 6ª colocação e este competidor permanecerá em pé ao lado direito (quando visto de frente) do pedestal da vitória e receberá sua premiação. O Mestre de Cerimônias então anunciará o número, o nome, e o país do competidor na 5ª colocação e este competidor permanecerá em pé do lado direito do pedestal da vitória e receberá sua premiação. O Mestre de Cerimônias então anunciará o número, o nome, e o país do competidor na 4ª colocação e este competidor permanecerá em pé do lado esquerdo do pedestal da vitória e receberá sua premiação. O Mestre de Cerimônias continuará a anunciar os resultados da 3ª e 2ª colocação, e finalmente o vencedor.

3. O Presidente da IFBB, ou seu oficial representante no campeonato, acompanhado por outros oficiais convidados por ele participarão desta Cerimônia, realizando a entrega das medalhas e/ou troféus da IFBB aos vencedores.

4. O hino nacional do país do competidor da 1ª colocação será executado imediatamente após a recepção do prêmio de campeão.

5. Após o hino nacional e o hasteamento da bandeira a cerimônia esta finalizada, e os finalistas podem ser solicitados a permanecer no palco por um breve período de tempo com finalidades fotográficas.

Descrições mais detalhadas da Cerimônia de Premiação esta disponível no Artigo 36.

 

ARTIGO 60 – CATEGORIA OVERALL E PREMIAÇÃO

60.1 Categoria Overall e Premiação

Nos Campeonatos Mundiais de Culturismo Clássico Masculino, a Categoria Overall procederá da seguinte maneira:

1.Imediatamente após a Cerimônia de Premiação para a última categoria de estatura, os cinco vencedores serão chamados ao palco em ordem numérica e enfileirados.

2. O Chefe de Árbitros da IFBB direcionará os competidores através das sete poses compulsórios em ordem numérica e, então, na ordem inversa. Assim, o Chefe de Árbitros da IFBB chamará o Posedown de 60 segundos.

3. Os árbitros utilizarão o Formulário #6, intitulado “Classificação Individual dos Árbitros (Finais)”, para classificar os atletas de 1ª a 4ª colocação.

4. Os estatísticos, utilizando o Formulário #5, intitulado “Folha de Pontuação (Estatísticos)”, registrarão os pontos e determinarão a classificação final dos competidores.

5. O “Campeão Overall” será anunciado e a medalha de ouro e o troféu da IFBB do competidor serão entregues pelo Presidente da IFBB ou um oficial representante no campeonato. A medalha e o troféu serão fornecidos pela Federação Nacional organizadora.

- Os resultados da classificação das equipes e premiação – de acordo com o Artigo 38.

- Publicação dos resultados – de acordo com o Artigo 39.

Descrições detalhadas das Poses Compulsórias – Apêndice 5

Fotos de todas as Poses Compulsórias: masculino, feminino e pares mistos – Apêndice 6

By Schramm