As novas regras para a categoria Bikini Wellnes serão aplicadas no Campeonato Estadual no proximo dia 28 de Junho.

A intenção é ja deixar as atletas dentro do que será cobrado no Campeonato Brasileiro.

Segue abaixo, o documento enviado pela IFBB Brasil:

Da Categoria – Miss Wellness

É uma categoria que esta em fase de ascensão na IFBB Brasil, com o propósito de adaptar algumas alterações de regras que se torne mais confortável para as participantes.

A Miss Biquíni vem ganhando espaço em todos os estados brasileiros e que dará oportunidade para garotas jovens e adultas de mostrarem o que há de melhor na mulher brasileira tanto de forma facial quanto estrutural.

 

Para nosso orgulho no Arnold Classic Weekend de 2009 realizado em Ohio tivemos a oportunidade de ver uma competição similar com a denominação de Miss Biquíni. No Brasil conhecida até então por Garota Wellness será redefinida este ano para MISS WELLNESS, porém com alguns novos conceitos para adequar ao padrão físico da mulher brasileira.

Artigo 1º:

DEFINIÇÃO DA PALAVRA WELLNESS:

Wellness é uma palavra que vem do inglês:

 

Well= bem

ness= estado de espírito, forma de ser… etc

por ex: happyness= felicidade

fitness= estar em forma

 

Wellness resume se em estar de bem com a vida, em bem estar físico e mental, estar com a auto estima elevada, sentir-se bem e feliz por simplesmente existir!”

Esta categoria foi dedicada às mulheres modelos ou não que possuem um corpo estético e tonificado, iniciando pela beleza facial e acabando com a beleza estrutural de curvas e silhuetas de uma verdadeira musa brasileira.

 

Parágrafo Único: A MISS WELLNESS, não pode apresentar características das modalidades de FITNESS ou BODY FITNESS.

 

DAS REGRAS:

Artigo 2º:

O físico deverá apresentar curvas suaves e firmes, sem que demonstre excesso de taxa de gordura e hipertrofia exagerada onde demarque a silhueta da MISS WELLNESS, mas podendo haver leve marcações musculares mostrando um físico um pouco atlético e suave. Porém

Exemplo de excesso:

– gorduras entre braço e tríceps,

– gorduras entre abdome e oblíquo

– gorduras entre pernas e femoral

– excesso de estrias ocasionadas aumento e diminuição de peso em excesso

– espinhas, cicatrizes, manchas e flacidez.

Artigo 3º:

– As candidatas não devem possuir massa muscular (hipertrofia nos membros superiores) em que se destaque perante as modalidades esportivas de Fitness e Body Fitness.

– O percentual de gordura será avaliado pela arbitragem não excedendo os padrões competitivos de uma atleta e muito menos com exagero.

– Não será permitida participação de candidatas com percentual excessivo de gordura.

– percentuais acima do estabelecido não poderá ser enquadrado como atleta de alta performance de rendimento ou de pessoas normais, podendo ser descartas na seletiva prévia

– será permitida uma leve desproporção entre o volume de membros superiores e inferiores, ou seja, uma MISS WELLNESS pode desenvolver mais as coxas e glúteos do que braços, costas, peito e abdômen.

Artigo 4º:

Dos Critérios de Julgamento da  MISS WELLNESS

Categoria:

  • até 1,58 cm;
  • até 1,63 cm;
  • até 1.67cm
  • acima de  1.67cm

 

  • Obs.: menos de 3 (três) participantes em qualquer uma das categorias ocorrerá unificação dentre elas;

A IFBB Brasil tem o direito de mudar o número de categorias quando achar/entender que seja necessário.

Artigo 5º:

Da condição física:

  • Baixo grau de volume muscular;
  • Proporção e simetria de um corpo feminino tonificado;
  • Tônus muscular moderado;
  • Aparência saudável,
  • Beleza facial
  • Beleza estética
  • Tom de Pele Bronzeada e Uniforme;

Artigo 6º:

Da apresentação no palco;

 

a – O apresentador chamará ao palco cada participante individualmente explanando suas qualificações entre elas: “ nome, idade, cidade, representação, cor dos cabelos, olhos, busto, quadril, pernas, profissão”, enquanto a participante  fará  sua trajetória em toda circunferência do palco desde a lateral meio e lateral esquerda, em seguida regressando a sua posição numérica que será demarcada pela comissão técnica. (todo este roteiro será passado um dia antes da competição quando for necessário ficando a critério do organizador fazer ou não).

 

b – Cada participante terá que caminhar no palco em estilo desfile de moda, dando um giro na área lateral direita do palco, central e lateral esquerda.

 

c – A participante deverá exibir sorriso e simpatia (carisma sem apelo sexual) que estará somando nos requisitos já expostos.

 

d – Cada participante terá 30 segundos de desfile em cada rodada.

 

e- Os juízes estarão analisando o conjunto completo das atletas.

 

 

Artigo 7º

Único ROUND

Vestimenta:

a – Biquíni de 2 (duas) peças, de cor a gosto, de qualquer material,  modelo cavado moderado, com no  mínimo 1/3 dos glúteos cobertos na parte de trás do biquíni, sem aparentar vulgaridade no palco;

 

b-     Brilhos, lantejoulas e adereços serão permitidos na vestimenta;

 

c-      Sandália com salto no máximo 12 cm de altura e 1cm de sola na parte da frente.

 

d-     Brincos, pulseiras, (joias no geral) serão permitidas nesta rodada;

 

e-     Tom de pele bronzeado, para melhor visualização do físico no palco sem óleo ou brilho no corpo tipo purpurina;

 

f-        O uso de pouco óleo será permitido, porém o uso de tinta no corpo será permitido desde que não comprometa a aparência geral da atleta, por exemplo, uma fina camada de tinta ou pasta;

 

g – O participante deverá exibir sorriso e simpatia que estará somando nos requisitos já expostos;

 

h –  Cada participante terá 30 segundos de desfile em cada rodada;

 

i – Os juízes estarão analisando o conjunto completo.

Artigo 8º:

Das Poses para Avaliação:

O quarto de volta deverá ser realizado girando para o lado direito.

  1. Perfil Esquerdo: a atleta ainda posicionada de frente para o palco realizará ¼ de giro para a direita de forma graciosa e delicada, finalizando-o com o joelho direito estendido e o joelho esquerdo levemente flexionado. Braço esquerdo apoiado na cintura ou solto, e braço direito solto. A pose deve ser descontraída e o olhar voltado para os juízes.

 

  1. De Costas: a atleta posicionada de perfil esquerdo realizará ¼ de giro para a direita de forma graciosa e delicada, finalizando-o de costas para os árbitros com os joelhos relaxados e um pouco afastados. O afastamento das pernas não deve comprometer a elegância e beleza no palco. A pose deve ser descontraída e o olhar voltado para o fundo do palco.

 

 

  1. Perfil Direito: a atleta ainda posicionada de costas para o palco realizará ¼ de giro para a direita de forma graciosa e delicada, finalizando-o com o joelho esquerdo estendido e o joelho direito levemente flexionado. Braço direito apoiado na cintura ou solto, e braço esquerdo solto. A pose deve ser descontraída e o olhar voltado para os juízes.

 

  1. De Frente: a atleta posicionada de perfil direito realizará ¼ de giro para a direita de forma graciosa e delicada, finalizando-o de frente para os árbitros com os joelhos relaxados e um pouco afastados. O afastamento das pernas não deve comprometer a elegância e beleza no palco. A pose deve ser descontraída e o olhar voltado para os árbitros.

 

Artigo 9º

Do Confronto

Será chamada de acordo com o número de participantes no mínimo de 3 e no máximo de 5 participantes

O coordenador de palco deverá posicionar na ordem cada participante e em seguida o apresentador solicitará as poses 1, 2, 3 e 4 do artigo 10, em seguida o coordenador de palco colocará cada uma na inversão de ordem para que os demais juízes possam avaliar melhor o conjunto de cada.

Após o confronto retornará de volta para o  alinhamento das posições numéricas no palco.

Artigo 10º:

DO SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE CLASSIFICAÇÃO DOS JUIZES

– A performance física, beleza facial e estética (conjunto) serão decisórias no julgamento dos árbitros.

– A composição da mesa será de no mínimo de 5 juízes e no máximo de 9.

– No caso de mais de 15 participantes será selecionado as 15 melhores com apontamento na súmula dos juízes sobre um X nas permanecem.

– A soma de maior número de X permanecerá como classificada para semifinal.

– Na semifinal será selecionada por ordem de classificação de 1º ao 15º colocado, onde será cortando pelos mesários a melhor nota e a pior nota no caso que esteja trabalhando com 5 ou 7 juízes e duas maiores e duas menores no caso de 9 juízes.

 

Somente serão classificadas para a final as seis melhores colocadas da semifinal.

 

Artigo 11º:

 

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

 

 

Observações Importantes:

Serão desclassificadas durante a pesagem e inscrição as participantes que tiverem:

  • alto teor de gordura corporal ;
  • Vestimenta irregular;
  • Volume e definição muscular como de uma atleta Fitness ou Body Fitness;
  • Cicatriz cirúrgicas, excesso de celulite e ou anomalias agressivas.

Cada atleta cuja vestimenta estiver inadequada terá até o final da pesagem e inscrição para retornar com a vestimenta correta.

 

Cada Federação ou interessados em realizar o MISS Wellness, deverão se aprimorar na realização de curso de arbitragem na IFBB Brasil.

 

 

 

Somente podem realizar esta competição, federações filiadas, no caso de empresas particulares desde que tenha o aval da IFBB Brasil que é a detentora dos direitos legais do concurso e categoria.

 

Não será permitida a realização prévia desta competição/concurso sem que aja o treinamento adequado para aplicação destas regras.

 

O local de competição/concurso deverá dispor:

 

– Camarins adequados ou adaptados com cabides de roupas;

– Espelhos;

– Fita de Demarcação;

– Local para guarda volumes dos participantes;

– Segurança;

– Palco no mínimo de 1.10, 1.20, 1.50 ( podendo ter passarela central ou lateral ( podendo ser realizado também em casas de show  teatros e litoral.

– Iluminação Show;

– Cadeiras e mesas para arbitragem e  públicos;

– com espelho luzes, cadeiras mesas e um Studio fotográfico adaptados ao evento;

– Sonorização

– Tela de projeção;

–  Número para os participantes com fundo branco e escrito em preto para melhor visualização dos árbitros;

– Água e frutas no backstage;

 

 

 

Prof. Maurício Arruda

Presidente IFBB Brasil

 

Prof.Braulio França

Diretor de Arbitragem IFBB Brasil

 

Comentários

A regulamentação foi esclarecedora na maior parte dos aspectos. No entanto, não encontrei nada referente à idade das participantes. Existe a categoria também por idade, no caso da miss bikini? Att

Não existe limite de idade. Alguns campeonatos abrem categorias MASTER que sao para atletas com no minimo 35 anos para as mulheres e 40 para os homens. Nao fazemos avaliações antropometricas nos atletas, então nao tem uma media das medidas.