Foram divulgadas as modificações nas poses compulsórias das categorias senior e clássico.

No Campeonato de Estreantes IFBB-SC, estas poses ja serão cobradas, porem o atleta nao perdera pontos caso nao execute a pose correta.

No Campeonato Estadual as novas poses ja estarão sendo avaliadas.

Segue abaixo um texto do Professor Andre Pierin, diretor de arbitragem da IFBB Brasil, explicando as modificações.

 

ATENÇÃO TODOS OS FISICULTURISTAS DA CATEGORIA SÊNIOR E CLÁSSICO

Houveram modificações na apresentação das poses compulsórias. Na verdade o que mudou é que questões que ficavam em aberto passaram a ser padronizadas, como a posição das pernas em algumas poses, pois da forma como estava sendo feitas não permitia que os árbitros visualizassem a musculatura da forma apropriada para a comparação dos atletas, pois ou havia muita variação ou os atletas esqueciam por completo de contrair a musculatura das pernas.

Temos notado que muitos atletas se veem prejudicados no palco porque não sabem posar, e os juízes não julgam por Facebook ou Instagram mas sim pelo que veem no palco. Caso o atleta não contraria algum músculo, não saiba expandir de maneira correta e simétrica, ou se mova de modo a não ficar abaixo da luz ele não é visualizado pelos árbitros que rapidamente buscam os melhores.

Ainda e por conta disso, recomenda-se que logo que ouvir o chamado da pose, o atleta entre em contração estática o mais rápida possível, de modo a ficar exatamente petrificado com os atletas destes gráficos em anexo, que foram carinhosamente traduzidos e adaptados segundo a ultima conferencia anual ocorrida em Brasília deste ano, juntamente com o Campeonato Mundial MR Universe IFBB

Portanto, estas poses corretas serão cobradas pelos árbitros já a partir dos Estaduais da IFBB desde ano de 2015.

Outra preocupação nossa é que a pintura da maioria dos atletas esta deixando muito a desejar, e os árbitros não possuem filtros x-pro II em suas córneas oculares. Então entrar branco demais, ou todo manchado, além de também não permitir a total visualização do Físico ainda passa um aspecto de descaso e relaxo para com a competição, momento importante e único onde a mesa de arbitragem concentra-se na eleição dos melhores físicos presentes no palco, especificamente naquele dia e para aquele contexto em particular, tenho certeza que se você é um treinador ou atleta experiente você sabe exatamente de onde tiramos essa ultima expressão. E é forte nesse legado que temos seguido até hoje.

Compartilhe com todos seus amigos que pretendem competir para que ja comecem a treinar as poses desde já, existem ainda varias vantagens para o físico de se praticar as isometrias das poses, mas isso fica para o outro post,

Ajude-nos a tornar o esporte mais claro para todos,

Muito Obrigado,

André Pajé
Árbitro Internacional IFBB
Diretor Nacional de Arbitragem IFBB

 

Poses 01 Poses 02 Poses 03 Poses 04 Poses 05 Poses 06 Poses 07

Comentários